O conjunto de instrumentos do painel do carro organiza uma variedade de sensores e medidores, incluindo o medidor de pressão do óleo, medidor da temperatura de refrigeração, medidor do nível de combustível, tacômetro e outros.
Mas o medidor que mais se sobressai – e talvez o mais importante, pelo menos em relação à quantidade de vezes que você olha para ele enquanto está dirigindo – é o velocímetro.
O trabalho do velocímetro é indicar a velocidade do carro em milhas por hora, quilômetros por hora ou ambos.
Mesmo nos modelos de carros mais novos, é um dispositivo analógico que utiliza um ponteiro para indicar uma velocidade específica, que o motorista lê como um número marcado no mostrador.
Assim como acontece com qualquer tecnologia nova, os primeiros velocímetros eram caros e disponíveis somente como uma alternativa. Somente após 1910 que os fabricantes de automóveis passaram a incluir o velocímetro como equipamento padrão.
Um dos primeiros fornecedores de velocímetros foi o OSA (Otto Schulze Autometer), uma herança da Siemens VDO Automotive AG, um dos principais desenvolvedores de conjuntos de instrumentos modernos.
O primeiro velocímetro OSA foi criado em 1923, e seu design básico não sofreu muitas mudanças em 60 anos.